terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL - Por Luiz Fernando Veríssimo


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós.. , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
Luis Fernando Veríssimo
 

80 comentários:

  1. É triste acreditar que milhões de brasileiros tenha o hábito de não ter o censo crítico e ético em relação ao que vemos e escutamos,é certo que isso simplesmente se deve ao fato de que ao algo fixou-se em nosso dia-a-dia, deixando assim costumes claros do que seria realmente cultura.Isso explica bem claro
    que dentro de nossas residências escolhemos ao que devemos assistir, por outro lado nós BRASILEIROS satisfazemos os nossos prazeres com aquilo que nos chama a atenção e não o modo como compreendemos realmente nossos valores sociológicos.

    WENDELL OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  2. eu concordo como autor que o bbb2011 não traz boa irformação
    É triste acreditar que milhões de brasileiros tenha o hábito de não ter o censo crítico e ético em relação ao que vemos e escutamos.O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes,Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores,com o dinheiro gasto no progama BIG BROTHER

    ResponderExcluir
  3. Thierre Anderson / Tércio16 de março de 2011 às 04:46

    Concordamos. O dinheiro usado no programa big brother é sim mal usado. Mais, infelizmente, a nossa sociedade muiiiiiito desigual, não é a única coisa que nos incomoda. Por exemplo: Jogador de futebol ganha mais de 1.000.000 por mês, p jogar 2 vezes por semana, enquanto um trabalhador soa todos os dias da semana para conseguir até menos que um salário mínimo e ainda alimenta sua família? Enquanto, como diz o texto, a sociedade precisa de muito mais dinheiro (como moradores de rua) enquanto uma pessoa sozinha (como no caso do big brother) pode ganhar mais de 8 milhões so com as ligações.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo tem que namorar e etc.
    Yuri,Cesar,José Neto,Matheus Kvrinha,Vander

    ResponderExcluir
  5. realmente isso que está escrito é totalmente a verdade o BBB não é programa útil pra nada e nem pra ninguém,principalmente essa edição 11 está muito vulgarizada,eu particulamente nunca gostei de assistir,acho que é um programa muito ruim para qualquer pessoa acompanhar,concordo totalemnte com isso!

    ResponderExcluir
  6. No lugar de assistir BBB11,Temos que ler,estudar e namorar.Pois é melhor passar de ano do que assistir BBB11...Porque em cada paredão eles ganham o dobro do premio...
    Cesar,Yuri,Pires,Matheus,Wender.

    ResponderExcluir
  7. Ao meu ver ,o big brother pode dá muita alegria para as pessoas mas tambem ,há muito desrespeitoso em alguns casos, como: nas festas e etcs...mas é bem divertido.eu adoro...pois tem muita bagunça e confusão!

    ResponderExcluir
  8. Erika, gaby e janiele.16 de março de 2011 às 05:02

    o BBB não traz nenhuma informção importante e nada educativo, mas muita gente gosta de assistir. o BBB11 tem muita coisa indecente, que muitas crianças não podem ver, mas mesmo assim assistem.

    ResponderExcluir
  9. acho que eles arrecadam muito dinheiro so nas lligaçôes oito milhões e setessentos mil reais e mais do q o triplo do premio.............o premio e dois milhõe$$$$$$$$$$$..ta muito errado...........

    ResponderExcluir
  10. e muito legal assistir o bbb 11 pois tem muito entreterimento e putaria^^^^^

    ResponderExcluir
  11. Cada um pensa diferente mas é muito dinheiro mesmo por cada paredão eles ganham o triplo que eles dão para o participante que vencedor. Mas cada um fala e pensa diferente ! Mesmo assim eu adoro!!@

    ResponderExcluir
  12. acho q a globo arrecada muito dinheiro com as ligações das pessoas.

    ResponderExcluir
  13. eu gostei da cronica bbb 11 pois fala varias verdades existentes no programa e la dentro acontece badalaçoes e entreterimento...

    ResponderExcluir
  14. Eles estão brigando por muito dinheiro,faram de tudo para ganha esse jogo

    ResponderExcluir
  15. eu gostei muito da cronica do bbb 11 éné. Mas ele a recada muito dinheiro e tem muitas festas, diversão e
    brincadeira....etc..

    ResponderExcluir
  16. gostei esse jogo tem muita cronica , festas, e todos os participantes querem ganhar esse jogo;

    ResponderExcluir
  17. foi muito bom esse tem muita cronica festa etc a gente gosta muitos do jogo

    ResponderExcluir
  18. tudo o que ele disse e totalmente verdade eu fico imaginando como milhares de pessoas no brasil assisten esse programa gostei do que li ele tem toda razao

    ResponderExcluir
  19. tudo que ele falou é verdade não da pra assistir aquele progama

    ResponderExcluir
  20. eu achei esse cara muito preconceituoso

    ResponderExcluir
  21. Ao meu ver ,o big brother pode dá muita alegria para as pessoas mas tambem ,há muito desrespeitoso em alguns casos, como: nas festas e etcs...mas é bem divertido.eu adoro...pois tem muita bagunça e confusão!

    ResponderExcluir
  22. cada pessoa pensa diferente e devemos respeitar isso eles jogam por dinheiro fazem de tudo pra ganhar
    gabriela

    ResponderExcluir
  23. vc sao muito legal. e tem muita cronica festa muito animada

    ResponderExcluir
  24. eu gostei das fotos do big brother e achei muito interesante esse blog!

    ResponderExcluir
  25. eu nao gostei dessa edição do bbb porque é um desrespeito as pessoas porque tem vulgaridade.

    ResponderExcluir
  26. muito legall!isso é uma opiniao mas existem outras sobre isso.eu assisto é legal mostra como as pessoas ficanm com muito tempo de confinamento. émostra o romance da maria. lorenna e cleane.

    ResponderExcluir
  27. big brother é muita sacanagem

    ResponderExcluir
  28. eu gosto do bbb e não vejo isso como perda de tempo porque cada um faz o que quiser do ser tempo e o caso dos milhões por ligações liga quem quer porque dar pra votar no site sem gastar nada!e sim dar pra aprende alguma coisa sim como: a convivencia com outras pessoas e os seus limites!

    ResponderExcluir
  29. Eu entendi que o (bbb) está guanhando muito dinheiro com as ligações,isso é um abisurdo!!!

    ResponderExcluir
  30. achei muito bom pq eu nao gosto do big brother.

    ResponderExcluir
  31. eu achei esse cara muito preconceituosoçeituoso com o programa pq ele fala muito dos gays e das lesbicas

    ResponderExcluir
  32. concordo no que voce disse em relaçao aos milhoes que eles recebem em cada paredao, esse dinheiro poderia ser muito bem utilizado para acabar com os problemas da sociedade. mais eu gosto de assisti bbb, acho que cada um ver isso de um jeito, cada um tem sua propria opnião. magleycia

    ResponderExcluir
  33. eu concordo com muita coisa que ele dissi,mais eu assisto todo dia...
    acho que cada um tem uma forma de ver as coisas e eu não vejo esse programa como prejudicial!!!
    isso e so minha opinião,muita gente pode pensa diferente de mim!

    ResponderExcluir
  34. foi muito bom esse muita cronica festa etc a gente gosta muito jogos do lid anj

    ResponderExcluir
  35. Na minha opiniâo eu acho uma grande perda de Tempo,enquanto eles no decorrer do progama ganham vários premios ,eu fico no sofá,perco o meu sono e no final do mês,a conta de luz vem bastante cara.Os participantes ficam se divertindo,com as provas,estratégias,eu ficaria no com cara de besta na frente da TV,A Rede Globo fatura milhões em todas as edições do Reality show, é o fim da picada.

    ResponderExcluir
  36. gostei do texto!!!
    td que foi falado no texto e verdade
    quantas crianças estao asistindo essas coisas que pra elas nao vao trazer nenhun bem e pricipalmente nao vao ajudar no seu crescimento como pessoa
    isso e que acho
    rayssa

    ResponderExcluir
  37. eu quero um milhão e meio de reais so para mim

    ResponderExcluir
  38. gostei do texto tudo que falam la e verdade

    ResponderExcluir
  39. perca de tempo
    podemos ta fazendo outra coisa
    en casa
    ou ta na aula

    ResponderExcluir
  40. ei miguel tu vil o comentario ai

    ResponderExcluir
  41. eu acho a paula um gatinha

    ResponderExcluir
  42. é realmente eu acho isso um absurdo o tanto de dinheiro que eles recebem poderia ser ultilizados em outras coisas de beneficios a populaçao.ana ruth

    ResponderExcluir
  43. ei um progama nao muito legaul passa muito tarde

    ResponderExcluir
  44. o texto esta falando verdade sobre o bbb

    ResponderExcluir
  45. eu acho big brothewr um perca de tempo

    ResponderExcluir
  46. o bbb11 esse ano tava bom mas com a saida da talula ficou pessimo so tem viaaaaaaaaaado

    ResponderExcluir
  47. Isso é uma vergonha todos falão e falão do big brother e penção que é dessente mas não é!que abissurdo!!!

    ResponderExcluir
  48. o texo da um exemplo de muitas coisas do bbb que acontecem como embriagues e sexo

    ResponderExcluir
  49. o pessoal esculhambaro o bbb11

    ResponderExcluir
  50. agente assistir big brother gasta muita energia na casa da gente

    ResponderExcluir
  51. eu odeio daniel dbbb11

    ResponderExcluir
  52. O texto so complementa a opinião de muitas pessoas que não comcordam com o programa.pois não são o que edificam mais que não contribuem para um bom caracter de varios jovens .

    ResponderExcluir
  53. no reality show agente ver novas amizades de fora

    ResponderExcluir
  54. o bbb e um progama muito nao muitolegau mas as vese eu acho legau nao pelo o progama mas sen pelo candedatos

    ResponderExcluir
  55. o que Luis Fernado Verissimo de inclui nessa cronica disperta muito o que esta acontessendo atualmente e nesse programa que ele esta falando acontesse muito isso exemplo a safadesa em um programa na tv aberta nao era pra haver isso. Gostei muito da cronica valeu Verissimo!!!!

    ResponderExcluir
  56. gostaram do comentario@1

    ResponderExcluir
  57. tudo que ele falou e mintira

    ResponderExcluir
  58. legaLLL... mas sem sentido uma besterAAAAAA

    ResponderExcluir
  59. a escola esse ano num ta melhor q o ano passado cherim d novato novos professores;o q eu mais gosto e a,diana

    ResponderExcluir
  60. luan reis e lukas somos eteros so gostamos de mulher18 de março de 2011 às 07:14

    eu gostei bastante mas rolA MUTO preconnseitopq tanta falta de respeito e cada um tem um aopçao sexual!

    ResponderExcluir
  61. O BBB ele insina as pessoas a serem intereceiras,as participantes elas são muitos vugar.concordo com ele achei muito interesante...
    BeijoOs!!

    ResponderExcluir
  62. no big brother agente ver muita a personalidade da pessoa se ela é gay,lesbica e muitas coisas de ruim

    ResponderExcluir
  63. Esse texto trata da relalidade da televisão e desses progamas que só mostra o quanto a estamos ficandos sem opição de progamas educacionais.

    Janayara Silva

    ResponderExcluir
  64. acho o rodrigo mto fofoooooooo

    ResponderExcluir
  65. os comentarios valen notas

    ResponderExcluir
  66. Daiana Freitas 3º k29 de março de 2011 às 15:28

    Concordo plenamente com tudo que foi dito, acho uma falta de respeito pessoas se devalorizarem em plena rede nacional. O BBB na minha opinião nunca foi uma forma de ajudar alguem, muito pelo contrario serve de incentivo pra pessoas fracas de espirito e de cultura a fazerem coisas erradas. Mais o pior é que nem todas as pessoas tem este mesmo pensamento. Espero que todas as pessoas que lêem este texto parem um pouco pra pensar nos verdadeiros valores que a vida nos da a oportunidade de mostrar e não mostramos. beeeijjos'

    ResponderExcluir
  67. Acho q ñ e questão de cultura e nem de ética. Mais as pessoas gostão de ver isso.
    Se temos q para de ver o bbb também tamos que para de ver a novela o mutantes.
    Injusto não tem só isso de injusto , os jogadores ganhão milhões por um jogo ou dois por semana isso também e injusto e niquem ver isso nem estudarão para merecer isso .
    O querendo ou não o governo deve ganhar sua parte do bolo nessa festa .
    O bbb e bom de ver não ligo para pensamentos bestas...

    ResponderExcluir
  68. Hum...Sabe real mente bbb não tem cultura ou qualquer outra coisa de enteressantel, isso é não tem informação não tem nada de nada, como fala o autor!!!
    BBB é uma perda de tempo e dinheiro é totalmente...não a palavra para descrever.

    ResponderExcluir
  69. Concordo com tudo que ele falou porque a maioria das pessoa tem muito preconceito com cor,pessoas de outro sexo,mas a maioria das pessoas tem que todo preconceito e crime,mas esse programa ele traz muita realidade para o povo brasileiro,mas algumas coisas na casa,não era para ser posta ao vivo na casa.e sem falar que tudo na casa e uma coisa muito mentirosa porque eles já sabem quem vai ganhar o povo brasileiro tem que ver que já e tudo tramado,eu não vejo a hora desse
    programa acabar,e muito chato,eu não aguento a rede globo tem que botar pessoas que
    necessitao realmente do dinheiro..

    ResponderExcluir
  70. Vamos la ,acho que o BBB as vezes ele , ensina algumas coisas boas para as pessoas , mais também as vezes ele, ensina muitas coisas ruins. BBB 11 é uma das edições do BBB que não ta com nada pois tem muitas intrigas e muitas barbaridades ,nessa edição como o autor Luis Fernando Veríssimo diz o programa se superar pois ta muito emporcalhado por exemplo ,comparando simples jovens com heróis,pois é o contrario os heróis são os brasileiros trabalhadores , e não um bando de jovens, que estão numa casa confinado pra ganhar dinheiro ,só em ter que conquistar o publico que o assisti,

    Rodrigo Sousa Araújo 3ºk

    ResponderExcluir
  71. O bigbrother brasil para luiz nunca deveria cido criado porque e uma coisa que não deveria ter saido
    do papel e programa sem futuro.

    Em suas 11 edições muitas pessoas ficaram famosas pelo programa da rede globo e em capas de revistas com play boy e etc. O bbb em suas edições rendeu muito dinheiro para o a rede globo

    E a grande campeã foi merecidamente a Maria

    ResponderExcluir