quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma mensagem especial para você

EEFM  José de Alencar
 
Retornar

Retornar, para mim
é rever o teu sorriso,
é saber da tua história,
é sentir novamente a vida que há em ti.

Retornar, para mim
é reencontrar-te do jeito que estás,
com tuas novas alegrias,
com tuas novas amizades
e, às vezes, com tuas mesmas cantigas.

Retornar, pra você
é me esperar carinhosamente
com minhas surpresas,
com meus mistérios,
com as minhas quase mesmas coisas.

Retornar, pra você
é lançar uma expectativa
de saber como eu estou,
quais as minhas mesmas coisas
quais as minhas diferenças.

Retornar, para nós
é redescobrir o sentido para a nossa caminhada,
é unir um pouquinho de tudo o que somo e temos
e de tudo o que não somos e não temos.

Retornar, para nós
é apoiar-nos mutuamente,
dando força, transmitindo coragem,
celebrando a alegria, querendo ainda
construir uma grande amizade.

Retornar, para nós é dizer:
- Que bom que você veio!
- Quanta saudade senti!
- Que bom caminharmos JUNTOS!

                                                                                  Valdenor dos Santos Abreu

42 comentários:

  1. EU GOSTEI DA MENSAGEM QUE FALA SOBRE A VOUTAR PARA A ESCOLA..É MUITO ENPORTANDE...

    ResponderExcluir
  2. retonar a escola pra mim é estudar ter um futuro melhor,por quê sem os estudos você não tem um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  3. Èmerson Oliveira 1ºM6 de agosto de 2010 às 15:22

    Eu acho mto legal,essa menssagem,por que agente v
    êr o quanto nois somos especial pra escola,gosto de retonar pra vêr os colegas, e as novatas.e conhecer novas pessoas e estudar pra ter um futuro PROMISSOR;D

    ResponderExcluir
  4. Fátima Freitas - 1º M6 de agosto de 2010 às 15:23

    retonar a vê os amigos e conhecer novas pessoas , e nos juntar para ajudarmos uns aos outros .

    ResponderExcluir
  5. Pra mim retornar é encontra quem eu gosto,estudar mais,e esperar melhoras na escola.

    ResponderExcluir
  6. Antonio Sergio 1º K6 de agosto de 2010 às 15:26

    Retornar, para mim as aulas é muito prazeroso. reencontra meus amigos, fazer novas amizades isto é muito bom.é apoiar-nos, transmitido coragem,celebrando
    a alegria, querendo ainda construir uma grande amizade.é redescobrir o sentido para a nossa caminhada,
    é unir um pouquinho de tudo o que somo e temos e de tudo o que não somos e não temos. Mais o que queremos é estar feliz.

    ResponderExcluir
  7. pra mim,retornar a escola é iniciar uma nova caminhada sem medo de aprender e se auto avaliar nas tarefas e nas aulas mais do que no comeco do ano letivo queja tinha comecado.e sempre é bom retornar..

    ResponderExcluir
  8. pra min retorna significa quando uma pessoa munto inportante ou tambem não se a pessoa não é importante pra min "isso é uma tragedia" mas quando a pessoa é muito importate eu costumo a diser "retornou isso foi uma bensão de deus -Agora sim eu possu evoluir amorosamente tenho minha conpania possu voltar a ser feliz com quem eu gosto ter a alegria de viver pra min isso significa.............RETORNA...............

    ResponderExcluir
  9. Acredito que essa mensagem nos mostra o verdadeiro sentido do retorno. Num dicionário estaríamos limitados à palavra VOLTA, num sentido físico teríamos uma mudança de sentido, mas Valdenor Santos consegue colocar em palavras todas as emoções e sentimentos de um retorno, com uma suavidade que qualquer leitor se encanta. Ótima escolha de texto!

    ResponderExcluir
  10. como eu gostari que a escola estivesi mais em sinameto.
    eu nao sei como e essa escola mais sei que goti muito dar escola emuito legau estuda na escala.transmitindo coragem,
    celebrando a alegria, querendo ainda
    construir uma grande amizade.

    ResponderExcluir
  11. Antonia Sabrina 1º k Noite6 de agosto de 2010 às 15:27

    Retornar para mim é vive enternamente a criança que existe em nós, é retornar as nossas alegrias do passando pelo simples pensamento, retornar para mim é rever nossos amigos de infancia, retornar a nossa cidade de origem para viver a sensação de estar em casa e finalmente retorne sempre que você estiver triste naquilo que te faz feliz e se chama: AMIGO VERDADEIRO

    ResponderExcluir
  12. Retornar.
    E redescobrir o sentido para a nossa caminhada,
    é unir um pouquinho de tudo o que somos e temos
    e de tudo o que não somos e não temos.
    RETORNAR. pra mim, e conhecer algo novo e
    transmiti coragem de algo que vc reflinta ou
    construi uma grande amizade.

    ResponderExcluir
  13. Francisco Anderson -1° M6 de agosto de 2010 às 15:31

    Pra mim é Bom Retorna para ver os amigos.

    ResponderExcluir
  14. Retornar pra mim é uma lição de vida, porque a escola é um ensino para todo é como vc estivesse no livro de história e passa tudo o que tem dentro. A expectativa de vida, reunír tudo de bom é como agente fosse nascer de novo.

    ResponderExcluir
  15. e numca esquecer dos colegas de sala
    numca esquecer dos amigos do peito
    numca dos PROFESSORES e das aulas.

    ResponderExcluir
  16. sejam bem vido as aulas já começo para nos divetimos.para nos estudar com muita a alegria felicidade e muito amor no coração!

    ResponderExcluir
  17. Retornar para mim é um recomeço de tudo que eu tento conquistar conhecimento descobrir as estorias lindas que os livros nos oferece para passar para os meus filhos, pois a educação escolar é muito importante na vida do ser humano é aprender como se comportar respeitar os direito e diferenças de cada um e ter fé em Deus e conquistar seus objetivos.

    ResponderExcluir
  18. Antonio Sergio 1º K6 de agosto de 2010 às 15:57

    sejam bem vido as aulas. as aulas já começaram vamos todos si encontrar com um familia

    ResponderExcluir
  19. evoltar e aproveita
    para o melhor

    ResponderExcluir
  20. Felipe Jheynson 2º K9 de agosto de 2010 às 15:23

    Retornar para mim é sentir novamente o prazer de entrar na sala de aula, olhar para todos os colegas de sala, conversar com os professores. Enfim, o retorno para o colégio é muito importante, voltamos "novos" para termos um novo semestre de aula e nos dedicarmos ao que realmente importa para todos nós... o estudo.

    ResponderExcluir
  21. Foi bom retornar nossas atividades rever nossos amigos e professores e colcar as ideias em dias e para funcionar

    ResponderExcluir
  22. Retornar para mim é uma grande satisfaçao e um imenso orgulho e ter forças de vontade para aprender e renconquistar as coisas boas da vida pois a escola me ensina isso a querer a vitória na minha vida e conseguir meus objetivos.

    ResponderExcluir
  23. para mim é sempre bom retornar a escola,mesmo depois de ter concluido os estudos pois nunca deixamos de estudar a cada dia estamos aprendendo mais e mais ,eu as vezes vou na antiga escola a onde eu estudava para poder rever os amigos adoroooo!!!

    ResponderExcluir
  24. Retornar para mim é o recomeço de tudo rever as amigas(os), professores, volta a aula com mais foça de vontade de estudar.
    Boa sorte pra todos os alunos(as) que vão retornar também!

    ResponderExcluir
  25. Talyta M. 2º K ;D

    Retornar pra mim é um novo recomeçar, uma nova caminhada que temos que prosseguir sempre adiante, Por Que sabemos que sem os Estudos Não seremos Nada, Recomeçar a estudar é Pensar no Futuro! ;DD'

    ResponderExcluir
  26. Voltar para escola é muito legal, é muito proveitoso, nos ajuda a aprender mais e ganhar experiência.

    ResponderExcluir
  27. Otaciano soares do nascimento N°27 2°k noite9 de agosto de 2010 às 15:31

    Retornar a escola para mim ´e um sinônimo de muitas alegrias, porque é só na escola que tenho a oportunidade de aprender coisas que vão mim preparar para o mundo la fora,penso assim porque tenho muita vontade de um dia conseguir mim profissionalizar para o mercado de trabalho, e é só na escola onde posso obter essas valiosas informaçõse no meu ponto de vista temos que irmos á escola é pra aprender,devemos valorizar mais a escola e o trabalho desses grandes profissionais que são os professores.para mim os professores são os meos grandes ídolos eu os admiro muito de coração.

    ResponderExcluir
  28. Filipe Amaral 2ºK noite9 de agosto de 2010 às 15:31

    Voltar para escola é muito bom para nosso rendimento do grupo e individual nas materias para termos um ano de placa e um treinamento para o vertibular.

    ResponderExcluir
  29. - retorna há escola sempre significa uma,
    nova etapa um novo começo como disse o texto
    '' retornar''
    estar de volta pra mais uma temporada
    e continuar seguindo em frente até concluir
    mais um ciclo na escola.!

    Fim.! (;

    ResponderExcluir
  30. Joelio Moura Do Carmo 2ª K9 de agosto de 2010 às 15:33

    para mim e um recomeço de uma nova caminhada,temos novas pespectiva de melhora nosso empenho diante do saber,eu gosto muito de esta na escola,ver os amigos os professores.Deus obrigado por tudo tem feito na minha vida.

    ResponderExcluir
  31. Jucier moral 2k noite9 de agosto de 2010 às 15:34

    Retonar a escola pra mim é estudar ter um futuro melhor,por quê sem os estudos você não tem um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  32. voltar é sempre bom uma oportunidade de aprendizado favoravvel

    ResponderExcluir
  33. Retornar para mim é aprender coisas novas reencontrar com os amigos e darem muitas risadas

    ResponderExcluir
  34. VOLTAR E PARA MIM UM RECOMEÇO DE NOVAS ALEGRIA E AMISADES

    ResponderExcluir
  35. Elizangela Verissimo 2º k noite9 de agosto de 2010 às 15:37

    Que todos sejam bem vindos, a escola depois de uns dias de férias. Devemos retornar com todo gás com muito amor e carinho e respeito por todos como professores, colegas de sala, funcionários e a diretoria um abraços pra todos vocês com todo meu caarinho .

    ResponderExcluir
  36. Maria Jesus Santos 2ºk noite9 de agosto de 2010 às 15:40

    Retornar pra mim foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. eu amo o meu colégio, os professóres e todos os funcionários.

    ResponderExcluir
  37. Sebastião de sousa 2º k9 de agosto de 2010 às 15:45

    ***************** Retornar *********************
    E redescobrir o sentido para a nossa caminhada,nós, é retornar as nossas alegrias do passando pelo simples pensamento, Retornar saudades de ontem significa*************RETORNA.

    ResponderExcluir
  38. Retonar para mim reomeçar uma nova caminhada ou dar continuidade uma nova jornada da vida com mais esperiência continuar valorizando e respeitando a todos que contribuem com meu crescimento obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  39. Jean Pereira 2º K Noite9 de agosto de 2010 às 15:50

    Retornar a Escola e Garantir Um Futuro Melho e Rever Os vVelhos amigos , Aprender coisas Novas e Com Isso conseguir Uma Grande oportunidade La na Frernte.

    ResponderExcluir
  40. Maria de Fátima 2º k9 de agosto de 2010 às 15:52

    Retornar para mim e sentir novamente entrar na sala de aula conversar com os colega e professores voltar com satisfação as tarefas e trablhos e realmente que importa para nós.

    ResponderExcluir
  41. Bom retornar pra mim ensinar a reviver,é ter concluido tudo...Eu sinto um grande orgulho de viver e reviver todos os momentos maravilhosos que já passei.Estudar e retornar é sonhar,aprender e praticar um bom futuro...

    ResponderExcluir
  42. Gleiciane Aline 2º K9 de agosto de 2010 às 16:05

    para mim é sempre bom retornar a escola,mesmo depois de ter concluido os estudos pois nunca deixamos de estudar a cada dia estamos aprendendo mais e mais ,eu as vezes vou na antiga escola a onde eu estudava para poder rever os amigos adoroooo!!!

    ResponderExcluir